RECABA NOVIDADES EM SEU E-MAIL:

13 Ferramentas Básicas para Cartonagem

Oi Meninas, Tudo bem?
Hoje vamos falar um pouquinho da cartonagem e suas as ferramentas básicas para quem quer iniciar.
Bom, a cartonagem ela já existe há mais de 100 anos, o papelão é sua matéria prima principal. Com essa técnica você pode estar criando desde peças mais simples como as mais elaboradas, podem ser forradas com papel ou tecido 100% algodão.

 

 

Agora que você já conheceu um pouquinho da história, vamos a lista dos materiais necessários para iniciar nesse mundo da cartonagem.

 1. Placa de corte

 

É uma base que será a sua área de trabalho, onde você vai cortar o papelão ela é milimetrada o que auxilia muito no corte. Ela é feita de um material especial que vai se regenerando com o tempo, é fabricada do tamanho A1 ao tamanho A5 cada fabricante usa uma cor diferente, já vi verde, azul, rosa..a da foto é a minha.

2. Estilete

É a ferramenta que usamos para o corte do papelão, dê preferência por um bom estilete, existem os modelos nacionais e importados. É importante que ele tenha um corte preciso e se possível seja emborrachado para um maior conforto

3. Fita Crepe

A fita crepe tem importante função nas peças de estrutura como as caixas e maletas. É importante que ela seja de boa qualidade, pois o seu uso é indispensável e insubstituível.

4. Espátula

Ferramenta importante para virar o tecido, propicia um excelente acabamento, tira as bolhas,não dá pra ficar sem!

5. Rolinho de espuma e Pincel

O rolinho serve para espalhar a cola de forma uniforme no papelão e evitar bolhas e o pincel serve para passar cola aonde o rolinho não consegue passar.

6. Tecido

Dê preferência ao tecido 100% algodão, além de lindos eles aderem melhor à cola.

7. Cola

Cola PVA Branca. É ideal usar a cola extra forte. Ela tem uma consistência melhor e não é necessário diluir.

8. Cortador Circular

 

Utilizado para corta tecido. Muito usado para refilar os cantos. O ideal que seja usado somente em tecidos para não acaba com o corte rápido.
IMPORTANTE: Deve ser usado somente em cima da base de corte.

9. Tesoura

O ideal é ter uma para cada finalidade (papel e tecido). Para não acaba com o corte.

10. Régua

 

Recomendo que seja uma régua de metal, pois resiste mais aos cortes do estilete. É importante que ela não deslize. Se caso você já estiver uma e no verso ela for lisa, cole um pedaço de EVA com fita dupla face, assim evita que ela deslize.

11. Gabarito para Encadernação

São como réguas, servem para marcar a espessura do corte (lombada). Por isso não tem medida, o que importa é sua espessura. Ela agiliza o trabalho, mais caso não tenha pode medir com a régua mesmo.

12. Cantoneira Fio de Cabelo

 

Parece um triângulo duplo, normalmente é vendido junto com as réguas de encadernação. Serve para encaixar nos cantos e cortar o excesso do tecido para a forração do papelão, assim o acabamento fica perfeito.

13. Papel Holler

conhecido como papelão cinza e é a base das peças em cartonagem, dá a estrutura para que as peças tenham um bom acabamento sua espessura varia de 0.5mm à 5.5mm.

*** Imagens meramente ilustrativas.

Bom, por hoje é só. Espero que você tenha gostado das dicas e se você gostou continue nos acompanhando que em breve posto um passo a passo para você começar a colocar em prática o que já aprendeu.

comentários

Comentário

Comentários


Descubra como faço minha arte! Inscreva-se em minha Lista VIP e receba dicas valiosas.

Paste your AdWords Remarketing code here
Quer ganhar uma renda extra de até R$ 3 mil reais com cartonagem?  
x