RECABA NOVIDADES EM SEU E-MAIL:

Como ganhar dinheiro com artesanato: o guia básico

É um prazer te ter por aqui novamente. Esperamos que esteja aproveitando muito todas as dicas de negócios separadas especialmente para você.

Hoje falaremos de um assunto muito importante que é como ganhar dinheiro com artesanato. É normal se fazer essa pergunta e estamos aqui para te dar todos os passos e informações necessárias para te ajudar nessa trajetória.

Pronta para ver o guia que mudará a forma que você vê o artesanato? Ótimo! Continue lendo e veja as informações mais importantes sobre o mundo do artesanato.

Oportunidade de mercado para o artesanato

Você sabia que o artesanato é uma atividade muito importante para a economia brasileira?

É um mercado que está em alta e se beneficia de diversos ramos como: festas, decorações para casa, lojas, lembranças, presentes especiais, roupas, etc.; depende do tipo de artesanato que você faça.

Ele fez girar mais de 50 bilhões de reais no Brasil, acredite. Até o 3º trimestre de 2016, existiam 8,5 milhões de empreendedores no ramo do artesanato, segundo um estudo do IBGE.

É considerado como artesão qualquer pessoa que trabalha manualmente e utiliza matéria bruta para transformar em algo refinado ou rebuscado. Geralmente, as principais matérias-primas usadas são: tecido, madeira e fio.

Em uma pesquisa do Sebrae com o Rio Oportunidades de Negócios, em agosto de 2016, foi possível analisar o perfil dos artesãos brasileiros:

  • 70% dos artesãos brasileiros são mulheres;
  • 81% possuem mais de 40 anos;
  • Escolaridade: 41% nível médio, 22% superior completo, 20% nível fundamental, 9% superior incompleto, 6% pós graduação e apenas 2% sem escolaridade;
  • 60% dos artesãos têm o artesanato como fonte principal de renda;
  • 34% conta com ajuda de pessoas da família para produzir;
  • 77% produz suas artes em casa;
  • 66% pagam aos funcionários de acordo com a produção;
  • 64% divulgam seus produtos na internet;
  • 51% compram materiais de produção em seu próprio município.

Sabe por que essa pesquisa é importante para você?

Delas você pode tirar conclusões e ideias para saber como ganhar dinheiro com artesanato. Quer exemplos? Tudo bem…

Sabendo que 81% dos artesãos possuem mais de 40 anos, você que tem uma idade menor que essa, talvez, esteja em vantagem. Isso porque a sua mente é da nova geração, com ideias novas e formas diferentes de criatividade.

Você tem habilidades com a tecnologia, por exemplo, e pode usar a internet para oferecer seus produtos para seu público-alvo.

Não descartamos os artesanatos de quem possui uma idade maior que essa, até porque a idade não faz o profissional, mas a nova geração tem um “elemento” diferente e possui ideias melhoradas e mais amplas. Aproveite isso!

E você pode também economizar e replicar a ideia de como ganhar dinheiro com artesanato pagando aos funcionários baseado na produção, assim ele produzirá mais e você economiza em custo fixo.

O artesanal é melhor

De repente, existam diferentes informações aqui que você já conhece, mas ainda não colocou em prática. Até agora te passamos dados preciosos, que se colocados em prática te ajudarão a descobrir como ganhar dinheiro com artesanato da melhor forma.

Os seus clientes procuram o seu trabalho por uma questão: não querem produtos industrializados. Quando isso é assumido para você mesma, é possível estabelecer que o seu artesanato vale muito.

Para ganhar dinheiro com artesanato é importante que você sempre dê o melhor e faça um trabalho personalizado; de acordo com seus gostos, mas principalmente, com os gostos dos seus clientes.

As pessoas valorizam cada vez mais produtos exclusivos, customizados, criativos. Trabalhe nesse sentido e crie diferentes peças para cada cliente. Essa é uma dica valiosa!

Como ganhar dinheiro com artesanato: invista em conhecimento

De acordo com Rita Mazzoti, uma importante organizadora de feira de artesanatos, a melhor forma de ganhar dinheiro com artesanato é quando você sabe de alguma técnica, tem habilidades, se especializa em diferentes setores; se especializa em geral.

Este é um momento favorável para os empreendedores de artesanato, que desconsideram a crise, visto que esses produtos estão cada vez mais em evidência e se tornando tendência em diversos setores do mercado.

Investir no conhecimento é a melhor forma de como ganhar dinheiro com artesanato, pois você garante melhorar a qualidade e conhecimento de produtos e negócios.

O curso Como Vender Artesanato, por exemplo, te possibilita conhecer mais do mercado artesanal e empreender com sucesso nessa área. Neste curso você poderá entender diferentes formas de como ganhar dinheiro com artesanato e conhecer muito mais do mundo dos negócios.

Com ele você poderá aprender a trabalhar em casa, tendo um lucro de 1.000 a 3.000 reais, podendo ter mais tempo para sua família, afazeres e tendo o seu próprio negócio no ramo do artesanato.

Ele trata de formas inacreditáveis para vender seus produtos te dá todo o apoio necessário para que você lucre e cresça bastante em seu negócio. (Clique aqui e conheça o curso)

Trabalhe com diferentes artesanatos e utilizações

Essa é uma tecla que batemos aqui e por isso é tão importante: amplie o seu público com mais formas de artesanatos.

Pense comigo: João possui o gosto por “X” e Maria por “Y”, se você tiver um dos tipos de produtos apenas, agradará apenas um dos clientes; mas se tiver os dois, suas chances de vender serão maiores porque os dois tipos de públicos se interessam.

Investir em diversos tipos de artesanatos é algo muito importante a ser considerado se você quer realmente aprender como ganhar dinheiro com artesanato.

É importante também você especializar os seus produtos para diferentes ramos, como: festas, casas, lojas, ambientes profissionais, etc.; quanto maior a diversidade, melhor as vendas.

Mãos à obra!

Realmente são muitas informações e para não deixar passar nada, não é? Aconselhamos que você pegue um papel, anote os tópicos e tire deles as mais importantes ideias de como ganhar dinheiro com artesanato. Se fizer isso, poderá separar os pontos e dados com mais clareza e implementar melhor no seu negócio.

Agora é com você!

Coloque em prática as nossas dicas e garanta ganhar dinheiro com artesanato. Temos ainda mais dicas como essas e podemos te enviar todas elas por e-mail, é só se cadastrar aqui.

Quer tirar dúvidas ou dar sugestões? Deixe um comentário.

Um abraço e até a próxima!

comentários

Comentário

Comentários


Descubra como faço minha arte! Inscreva-se em minha Lista VIP e receba dicas valiosas.

Paste your AdWords Remarketing code here
Quer ganhar uma renda extra de até R$ 3 mil reais com cartonagem?  
x