RECABA NOVIDADES EM SEU E-MAIL:

Como precificar seu artesanato corretamente e faturar bem

Estamos de volta, tudo bem com você? O assunto de hoje é muito importante e se trata de como precificar seu artesanato para atingir lucros reais empreendendo nesse ramo.

A primeira observação é: lucrar com arte não é errado. Por que falamos isso? Porque muitas pessoas têm medo de precificar a sua arte porque ainda acham que a obra artesanal é um trabalho caseiro e por isso não pode ser cobrado “caro”. O trabalhos artesanal, hoje em dia, pode ser muito valorizado e realmente ter um preço acima dos industriais.

Lembra do ditado “Em terra de saci, quem tem duas pernas é rei”? Podemos trocar por: “Em terra de produto industrializado, trabalho artesanal é rei”. Em um mundo de iguais, o interessante é ser diferente. Compreende o potencial do seu trabalho?

Vamos entender um pouco mais sobre como dar preço às suas obras de arte!

O empreendedor e artesão recebem salários

E então você questiona: “Vou receber salário de mim mesma?”, “Mas quero investir tudo em materiais para criar novos produtos…”, “Como faço para receber um salário do meu próprio negócio?”, etc.

Calma, cada coisa em seu lugar! Para que a precificação saia corretamente, é necessário definir padrões aplicados em gestão financeira, mas eles são simples e fáceis de colocar em prática; apenas exigem de você organização.

Salário é um custo fixo do seu empreendimento e só começamos com ele porque é algo que muitos artesãos não dão importância. Aproveitando o gancho, pegue uma folha e papel ou anote em uma planilha o valor do salário que você quer receber por mês.

Como precificar seu artesanato com o custo fixo e custo variável

Custo variável são valores que dependem do mês, não possui um preço ou frequência estável, como por exemplo: materiais, comissões, etc; são todos valores que vão depender do mês para serem gastos ou não.

Custo fixo são valores que você tem todo mês, independente de produção ou época, como: luz, internet, aluguel, etc.

Antes de te passar alguns dos preços mais importantes que te farão saber como precificar seu artesanato, veja outros fatores para que você entenda a tabela que te mostraremos…

Seu salário não sai do lucro

Essa é uma informação importante para que você saiba como precificar seu artesanato corretamente. O lucro é o valor que você colocará ao final do cálculo de custos fixos e variáveis e servirá para reinvestir.

Por isso, não tire do seu salário o valor do investimento. No cálculo, já consideramos o seu salário diferente do lucro e eles pertencem a espaços diferentes.

Calculando o valor por dia

Conforme a tabela que você verá abaixo, o valor total de tudo deve ser dividido pelas horas trabalhadas. Para isso faça o seguinte:

Observação: Esses horários são ilustrativos, use os seus horários.

Depois disso, divida todos os seus valores pelo resultado “Horas x Semanas”. Na tabela que verá no próximo tópico, todos os valores por hora estão divididos por 160.

Como precificar seu artesanato: use essa tabela como referência

Atenção: preparamos essa tabela como um exemplo e, de acordo com os conceitos que aprendeu aqui, adicione ou retire os custos necessários para que seu cálculo de precificação fique correto. Confira como precificar seu artesanato:

Anote todos esses valores de acordo com a sua realidade, e depois de tudo, some os valores variáveis e fixos, adicionando em cima desse valor um percentual de lucro.

Passo final de precificação

Veja os valores dos concorrentes. Esse é o último passo para verificar como precificar seu artesanato! Se os valores estiverem na mesma margem que os seus, é sinal que você precificou tudo corretamente.

Não coloque muito abaixo do preço porque isso não cria concorrência ou competição, mas desvaloriza o seu artesanato. Também não coloque muito acima, os clientes levam em consideração o custo e o benefício.

Agora ficou bem mais fácil de precificar seu artesanato, não é? Se quiser tirar dúvidas ou dar sugestões, deixe nos comentários. Também lembre-se de passar no nosso Facebook. Temos sempre ótimas dicas e lançamentos para vocês!

Estamos te esperando, um beijo para todas!

comentários

Comentário

Comentários


Descubra como faço minha arte! Inscreva-se em minha Lista VIP e receba dicas valiosas.

Paste your AdWords Remarketing code here
Quer ganhar uma renda extra de até R$ 3 mil reais com cartonagem?  
x